Cartola vence XVII CELTA
No passado dia 3, 4 e 5 de Dezembro a Magna Tuna Cartola, tal como as aves que habitualmente migram para outros destinos mais quentes, fez também a sua (e)migração habitual para Norte. Colocou as malas e bagagens no seu autocarro quentinho, esquecendo o frio e dirigiu-se para Braga à procura de um qualquer calor, visto registarem-se nos termómetros -2ºC, para participar no XVII Certame Lusitano de Tunas Académicas, este ano com o tema sendo direccionado para o cinema.
Mesmo com o frio de sexta-feira que teimava em ficar, a malta do chapéu procurou dinamizar por onde passava, e teimou também em ficar para o fim na Populum, só saindo para a limpeza do espaço, indo de seguida petiscar na Residencial um belo de um pequeno almoço.
Dormindo um sono retemperante, acalmando as hostes com uma bela febra, um caldo verde de se tirar o “chapéu” e acompanhando com umas fresquinhas… Coca-colas entre outras, foram passando o tempo entre Sueca(s) e Madalena(s) até à hora de mostrarem o seu “futebol” ao público Bracarense. Depois de alguns minutos, já os Cartolas estavam com uma barrigada de música no bucho e o público com uma barrigada de sorrisos na cara. E mesmo os mais barrigudos não escaparam e tiveram que nos ouvir na mesma!
Pouco depois, e com razões para sorrir, os Cartolas foram de novo para a Populum alegrar a vida de muita gente que por lá passou e terminar o que não tinha sido acabado na noite anterior.
Mais uma vez, muito obrigado Azeituna, é na brilhante organização que se vê o porquê deste festival ser aclamado como o melhor de Portgual do género. Fica também a dica, do orgulho por nós sentido, e do poderio da nossa fantástica Universidade, pois até a nível musical consegue colocar duas Tunas no melhor festival de Portugal, Magna Tuna Cartola e Tuna Universitária de Aveiro. Muito obrigado Braga pelo fantástico acolhimento e para o ano quiçá nos voltaremos a encontrar.
Os júris ditaram os seguintes prémios:
Melhor Tuna : Magna Tuna Cartola
Segunda melhor Tuna : Tuna Engenharia da Universidade do Porto
Terceira melhor Tuna : Estudantina Universitária de Lisboa
Prémio Cinema : Magna Tuna Cartola
Melhor Instrumental : Tuna Universitária de Aveiro
Melhor Solista : Tuna Medicina da Universidade de Coimbra
Melhor pandeireta : Tuna da Universidade Católica Portuguesa
Melhor porta-estandarte : Hinoportuna Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo