Enterro 2012!
Ainda não eram nove da noite já a plateia das tradicionais Serenatas à Ria se aglomerava expectante para o início daquela que, apesar do frio, se tornaria numa noite memorável. A Magna Tuna Cartola abriu o espectáculo com a “Serenata Nova”, um tema que apesar dos seus 500 anos de existência – oriundo de uma antiga civilização ainda por descobrir é já um sucesso em cassete. Seguiu-se uma exemplar performance circense do novo tema “Chiquinho Chicolate” cujo registo vídeo caseiro se encontra já no circuito de pirataria por toda a Internet.
Mas o grande momento seria no dia seguinte quando subiu ao palco da semana do enterro como Cartola’s Band. Ainda as bailarinas do Emanuel serviam aos seus Cartolas favoritos um belíssimo chá de cebola pré-concerto, já o público chamava impacientemente pela nova cara que iria interpretar uma música bem conhecida do público estudantil Aveirense – Pistachio Marante. Pistachio, como é conhecido na praia, é especialista em trilhos clássicos e falsetes técnicos que bem agradaram ao público.
Carismática e irreverente, a Cartola, ligada à corrente eléctrica já se tornou um ícone das semanas académicas de Aveiro. Prova disso foi, não só o número extraordinário de pessoas a assistir, mas também o entusiasmo e energia do público em “clássicos” como o “Macho Funky”, “Mestre do Pacote do Sal”, “Piratas”e “Olhos”, entre várias outras. O alinhamento de 2012 contou com algumas novidades, que se espera que constem num novo trabalho a lançar já no próximo ano lectivo – conforme rumores que rapidamente surgiram nos contactos dos Cartolas com o seu público.
Mesmo após os diversos encores da noite, ficámos com vontade de mais. Então, resta-nos lembrar que para o próximo ano se celebram os 20 anos da Magna Tuna Cartola e que a programação cultural deste núcleo se adivinha promissora. Ficaremos à espera de mais surpresas… mais irreverência mais… ainda mais loucura.